Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

Novo site do Agrupamento de Escolas de Moura

Novo site do Agrupamento no endereço AGMOURA.PT.

Refeitório escolar (3.º período - 2022/2023)

EMENTAS PARA O TERCEIRO PERÍODO DO ANO LETIVO 2022/2023.

SITE das Bibliotecas do Agrupamento

Com horários de chat para esclarecimento de informações e requisições.

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

ERASMUS+ “Sustainable Tourism - an approach to a better environment” Day 4

Dia 15 de dezembro

“Sustainable Tourism - an approach to a better environment”

Foi um dia dedicado ao património da nossa terra! Contamos com a colaboração da equipa do Museu Municipal de Moura que organizou duas visitas guiadas no âmbito das temáticas da água e do azeite que culminaram com atividades práticas.😍

Os alunos envolvidos no projeto e os parceiros das escolas de Castellón e de Creta deambularam pelas bonitas ruas da cidade de oura, visitaram o Lagar de Varas, monumento   classificado como imóvel de interesse, testemunho de como o fabrico de azeite era feito sem recurso a máquinas, e o Museu Municipal, onde podemos encontrar o espólio arqueológico do concelho de Moura, entre outros. Foi um dia de descobertas. 😉

A equipa Erasmus +

Desporto Escolar - Corta-mato e outras atividades

 

No dia 4 de Novembro realizou-se no Agrupamento de Escolas de Moura, o Corta-Mato Escolar. No total participaram 176 alunos, do 5ºano ao 12ºano. Distribuídos por vários escalões, realizaram-se 8 provas distintas, apurando-se os melhores classificados de cada prova para o Corta-Mato Distrital.

Vento, chuva e frio. Foi nestas condições que se realizou o Corta-Mato Distrital no dia 7 de Dezembro em Beja. Estiveram presentes todas as escolas do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral.

Apesar das adversidades, 28 alunos do nosso agrupamento disseram presente e deram, literalmente, “corda às sapatilhas”. Martim Isqueiro do 8ºB realizou uma excelente prestação, liderando a prova de Iniciados de início ao fim, terminando destacado sobre os seus concorrentes. Sagrou-se campeão distrital e, pela segunda vez consecutiva, apurou-se para o Corta-Mato Nacional, a realizar-se nos dias 10 e 11 de Março em Vale de Cambra.

Numa prova com chegada disputada ao sprint, Gustavo Cruz do 5ºD levou a melhor sobre todos os outros colegas. Foi a sua primeira participação no Corta-Mato Distrital e logo com a obtenção do lugar mais alto do pódio. Na mesma prova, Tiago Oliveira do 5ºC quase que conseguia mais uma medalha com o seu honroso 4ºlugar.

Na prova mais longa e mais difícil, Luís Mesquita do 8ºD evitou a lama e as quedas. Chegou exausto ao final da corrida, mas, e à semelhança do ano passado a medalha de primeiro lugar está novamente à volta do seu pescoço.

Competições Grupo-Equipa

As modalidades de Futsal e Badminton já realizaram no primeiro período a primeira jornada das suas competições locais. Amareleja e Serpa foram os locais de visita. Além das vitórias e derrotas, o mais importante a destacar são os momentos de convívio, amizade e respeito que se criam com colegas/alunos de outras escolas.

No mês de Janeiro será a vez do Voleibol, Boccia, Ténis de Mesa e Natação iniciarem as suas competições. É importante todos os alunos continuarem a esforçar-se nos treinos. Só assim conseguirão obter boas prestações e alcançarão as finais distritais, regionais e talvez nacionais.

ERASMUS+ “Sustainable Tourism an approach to a better environment” Day 3

 Dia 14 de dezembro

“Sustainable Tourism an approach to a better environment”

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Moura envolvidos no projeto e os parceiros das escolas de Castellón e de Creta visitaram a Herdade da Contenda. Na antiga Escola Primária de Santo Aleixo visitaram a exposição relativa à Herdade da Contenda e visualizaram o vídeo "O Regresso do Abutre-preto.

Na zona norte da Contenda, fizeram o percurso pedestre “A Brama” que tem uma duração de cerca de 2h00, 6 km de extensão e passa pelas áreas de montado de azinho e observatórios da paisagem. Este é um dos percursos definidos pelo projeto CONTENDA NATUR. Ao longo do percurso, foi possível observar veados e abutres.

A equipa Erasmus +