Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

Serviço de Psicologia e Orientação

Horário de funcionamento do SPO:
2017/2018
Manhã: 9h00-13h15
Tarde: 14h00-17h00
(exceto quartas e sextas)

Informações relativas ao ano letivo 2016/2017:

Plano Anual de Atividades 2016/2017 - acessível neste link.

Descobrir caminhos – Explorar oportunidades – 7º ano
  Este programa baseia-se no manual: Construir o Futuro – Parte III - Descobrir Caminhos (2002) de Helena Rebelo Pinto e Isabel Janeiro. Foi aplicado ao 7º ano com o objetivo de permitir que os alunos ampliem os seus conhecimentos sobre áreas de atividade, sobre os seus diferentes papéis, contextos e estilos de vida. Conheçam o sistema educativo português e ampliem o seu conhecimento sobre formação e profissões, assim como se tornem mais ativos na exploração de oportunidades que lhe vão surgindo na vida.
  A planificação apresentada reflete o trabalho desenvolvido, os ppt´s foram da minha autoria baseados no programa e as fichas utilizadas foram as do manual acima referido.
  Estas sessões foram realizadas em conjunto como Diretor de Turma na aula da DTC – Direção de Turma e Cidadania de 45 m semanais.

  Mais informações neste link.

Programa StopBullying – 8º ano
  Este programa, destinado ao 8º ano, sobre o Bullying pretendeu sensibilizar os alunos para esta problemática e dar-lhe ferramentas para agir caso fosse necessário. As sessões que se apresentam foram construídas a partir de várias fontes de informação:
- Plano Bullying – Como Apagar o Bullying da Escola – Luís Fernandes e Sónia Seixas (2012);
- A Sala de Aula Sem Bullying – Mais de 100 sugestões e estratégias para professores – Allan L. Beane (2006);
- 83 Jogos Psicológicos para a dinâmica de grupos – Sabina Manes – (2011);
- 100 jogos para grupos – Ronaldo Yudi K. Yozo (1996)
Estas sessões foram realizadas em conjunto como Diretor de Turma na aula da DTC – Direção de Turma e Cidadania de 45 m semanais.

Mais informações neste link.


Orientação Escolar e Profissional - 9º Ano
  Anualmente o SPO define uma a planificação que se divide em sessões de grupo (45 min.), no 1º e 2º período, e em entrevista individual no 3º período. Esta programação no início de cada ano letivo, sofre algumas alterações mas segue o esquema apresentado no quadro seguinte.

Mais informações neste link.











(última atualização: setembro de 2017)