Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Dia Mundial da Saúde Oral

 Vamos tratar do teu sorriso?

No dia 4 de maio, realizou-se na escola secundária de Moura uma sessão com vista à promoção da saúde oral. A atividade decorreu na sala multiusos, contou com a participação das turmas PIEF do agrupamento e foi orientada pela higienista Ana Cristovão.

A atividade foi pensada para marcar o Dia Mundial da Saúde Oral, que se assinala a 20 de março, teve como objetivos sensibilizar para a importância de uma correta higiene oral e alertar para as implicações e perigos de uma higiene deficiente. A nível da população infantil e juvenil, as doenças orais constituem um dos principais problemas de saúde e uma boca saudável é fundamental para a saúde em geral.

Os alunos assistiram a uma sessão informativa, seguida de um momento de esclarecimento de dúvidas e terminaram com a aplicação de flúor.

Quais são as tuas dúvidas?

No dia 25 de maio aconteceu, na sala multiusos da escola secundária de Moura, uma sessão de informação e esclarecimento no âmbito do Planeamento Familiar e Sexualidade na Adolescência, orientada pela enfermeira Jesus Caeiro. Esta atividade foi exclusivamente dirigida às raparigas da comunidade cigana que frequentam o agrupamento, escolas básica e secundária, e resultou de um pedido das mesmas junto da técnica de intervenção local, Teresa Pica, e de algumas professoras.

As alunas colaboraram na sessão com entusiasmo, colocaram questões e estiveram, dentro do possível, descontraídas. Este tipo de atividade assume particular interesse e importância visto que muitas destas jovens não têm outra forma para esclarecer as suas dúvidas, por isso o balanço que se faz da dinâmica é bastante positivo.